Curiosidade: Vertentes da Dance Music II

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Progressive:
Embora o progressive house levou a grande audiência para o seu lado, a progressive trance surgiu para "desbancar" isso e mudou o estilo do trance original para um som mais popular, mais comercial, levando em conta que a música trance nunca tinha desfrutado as mais altas posições dos top hits.
Acentuado o som mais liso típico do eurodance e house, progressive trance se tornou um som padrão das danceterias a partir do final dos anos 90. Alguns críticos ridicularizam o seu enfoque devido ao desarranjo e falta de habilidade para misturar as batidas, mas o progressive trance foi criticado pelos melhores DJs e idolatrado nos principais top hits da Inglaterra.

Techno:
O Techno teve suas raízes no House Eletrônico feito em Detroit no meio dos anos 80, por isso ele foi inicialmente difundido com o nome Techno-House.
A House ainda tinha conexão explicita com a Disco e era completamente eletrônica. Mas o Techno era uma musica extremamente mecânica, projetada para uma audiência pequena, especifica. Os primeiros produtores de Techno – Kevin Saunderson, Juan Atkins e Derrick May entre outros – realçaram as batidas eletrônicas, sintetizadas de artistas de electro-funk como Afrika Bambaataa “Planet Rock”, unidades de Synth-Pop como Kraftwerk “Neon Lights” e deixaram de usar “handclap” (palmas) nas batidas que era característica da house music. Nos Estados Unidos o Techno era underground, mas na Inglaterra, caiu no popular na metade dos anos 80. No início dos anos 90, o Techno começou a fragmentar em várias subcategorias, inclusive hardcore, jungle, etc.
Todas as subcategorias do Techno foram projetadas para ser tocadas em clubes onde elas seriam mixadas por DJs inicialmente. Por conseguinte, a maioria das musicas estavam disponíveis em discos de 12” ou compilações de vários artistas, onde as musicas poderiam tocar por muito tempo e poderiam proporcionar para o DJ muito material para mixar na seqüência dele. O Techno já estava ficando mainstream (no popular) mas ainda não tinha uma identidade definitiva. Mas, não surpreendentemente, no meio dos anos 90, apareceram vários artistas – particularmente o Prodigy, Chemical Brothers e Moby – empurraram o estilo e deram uma cara para o estilo e se tornaram as primeiras estrelas do Techno.
Aqui no Brasil, o Techno já tinha chegado no início dos anos 90, mas foi difundido apenas como dance music. Mas no final da década, o termo “Techno” chegou pra valer, causando uma mudança radical no cenário da música eletrônica no Brasil. Por ser um nome facilmente associado ao futurismo e a robótica, as pessoas passaram a assimilar todas as músicas que possuem recursos eletrônicos e futuristas a ele.

Prototechno:
Também conhecido como Techno retrô, esse termo na verdade não é realmente um estilo de música. È só uma ligação de vários artistas e estilos que tiveram grande impacto nos criadores do Techno em Detroit. Nós podemos incluir aqui o Techno-pop do Kraftwerk, o funk de George Clinton (Funkadelic/Parliament), o electro do Afrika Bambaataa e o Techno do Cybotron.

Detroit Techno:
O Detroit Techno é caracterizado pela obscuridade, riffs destacados, estilo eletrônico primitivo e vibrações mecânicas influenciadas pelo funk, tocados em instrumentos analógicos. Os vocais são raros, o ritmo aqui é o mais importante. Um dos primeiros projetos a experimentar esse estilo foi o Cybotron, Model 500, Kevin Saunderson, Rhythm Is Rhythm e Reese.
Pra quem não sabe, o Cybotron lançou suas primeiras produções no estilo Detroit Techno em 1981, com influência do electro-funk de “Planet Rock” Eles também foram uma parte ativa nas rádios e nightclubs de Detroit. Eles não deram muito certo em seu progresso até que um ano depois eles produziram “Clear”. Em 1985, Juan Atkins, Derrick May e Kevin Saunderson ficaram firmemente estabilizados na cena musical. Eles sempre lembraram do Kraftwerk e Parliament em suas músicas.
De fato Kraftwerk e George Clinton têm ambos, às vezes, responsabilidade na criação do Detroit Techno.

Techno-pop:
A Alemanha é onde a banda Kraftwerk nasceu. Depois que o sucesso da música deles começou a trazer bons resultados, o movimento Neue Deutsche Welle (New Wave Alemã) ganhou força e foi reverenciado por duas gravadoras de Dusseldorf: Ata Tak e Zick Zack. Então surgiu o Techno-pop nos anos 80 que conta com artistas como o próprio Kraftwerk, Moskwa TV, Boytronic, New Order, Front 242, Pet Shop Boys, etc.

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