Curiosidade: Vertentes da Dance Music

0
Trance:

O Trance é uma música que saiu do segmento Techno alemão no início dos anos 90. É muito parecido com o acid house, mais rápido que a house, e mais suave que o Techno mas pode fazer você dançar. O Trance é uma espécie de ambient em torno de 140 bpm. O estilo enfatiza linhas de sintetizador repetidas ao longo da batida, com mudanças rítmicas mínimas. Esses elementos geram um tipo de som que põe os ouvintes em um transe (isso é o fator vigente para a música trance). Apesar de minguar durante o meio dos anos noventa, o Trance fez um retorno imenso no final da década e hoje - muitas vezes - caiu no popular e se tornou um dos principais estilos eletrônicos, até mesmo como dance music ao redor do mundo.

Goa Trance:

Goa Trance surgiu na Alemanha (não na Índia como tantas pessoas pensam) e só foi inspirado em temas de Divindades daquele país - que existe uma região chamada Goa, onde se fala o português - misturado com um som eletrônico do trance puro. Estilo bem típico do local e que lembra muito o hinduísmo.


Hypno Trance:

O grande crescimento da música trance criou subgêneros mais complexos com batidas pesadas e velozes. A Hypno trance saiu meio que da mistura entre o Trance e o Hardcore. É bom lembrar que muitos o chamam de Hardtrance também.


Fontes:

Estes termos foram retirados de uma apostila que ensina técnicas para DJs iniciantes escrita por Rafael Alem Appugliese.

Fabrício Peçanha

0 comentários:

Postar um comentário